31 de dezembro de 2007

2008 começa já!!!

... e com plena confiança que há muito para descobrir, aprender e partilhar.

E também, como é evidente, para dar, logo no primeiro dia:
Dia 3 de Jan. precisamos 3 cânticos para a Euc. do 9.º A!!!


27 de dezembro de 2007

FELICIDADE!!!!!!!


Não consigo esperar até ao começo das aulas para vos dizer o quão feliz me sinto. acho que posso afirmar que estão a ser as melhores férias de natal de sempre. Estou FELIZ a todos os níveis excepto um(a escola) mas que interessa isso neste momento. Estou completamente cheia de amor, amizade, carinho e espero poder dá - lo a todos vocês. Consegui finalmente perceber que a minha máscara n é "comandada" só pelo meu medo, mas sim por todos aqueles que me querem bem.Este natal vivi uma das experiências que mais me marcou na minha vida escutista. O meu acampamento de natal foi simplesmente fantástico consegui chegar a muitas pessoas não apenas como uma conhecida mas também como amiga. Acho que também encontrei aquela pessoa que faz os meus olhos brilharem mais intensamente todos os dias, mas isso não interessa nada.

Eu só queria partilhar isto com vocês, já que vocês são uma das razões pelas quais eu estou assimm.

Mil beijos para todos

diana costa

P.S. Já agora, sou grande tenho 16 anos feitos hoje(27/12/2007).


24 de dezembro de 2007

Viva o Aniversariante ! ! !

Que Deus Menino nos ensine a sermos mais simples e por isso mais humanos e assim mais autênticos. Basta ser, basta sorrir, basta pedir ternura. E assim poderiamos aprender abrir-nos mais ao outro, nas nossas relações. Confiar sem as fachadas e as máscaras do costume que a criançinha da manjedoura desconhece e sempre despensa. Façamos Natal nas nossas relações, que Deus-Amor Se faça encarnar nelas. Que este Natal se destaque pelo gesto novo e renovador, pelo olhar mais acolhedor, pela atençao mais generosa. Feliz Re-nascimento em Cristo, micha

22 de dezembro de 2007

Vigília do Advento

Vigília Novembro de 2007

Olá a todos os leitores atentos do nosso blog. Pois é, Grapa convidou toda a comunidade escolar do Colégio da Imaculada Conceição a participar na Vigília, que se realizou em Novembro na Capela do Colégio.
A Vigília começou por volta das nove da noite e só terminou quando já passava trinta minutos das duas da manhã. Bastante tempo, né!? Até pode ser, mas a verdade é que se propôs vários desafios e os momentos de partilha passaram tão rápidos que até parecia um campo de batalha contra o tempo !!! Mas, como sempre somos nós os vencedores!
Toda a noite rodou em volta de Deus e da nossa vida com Ele! Pensou-se em dividir esta relação com Deus em três momentos: “Conhecer Deus!”, “Viver com Deus!” e “EU e DEUS”. Para os presentes, foi óptimo poder reflectir sobre tudo isto, chegando em alguns casos a um pedido de perdão, e com este chegar mais perto de DEUS.
Este ano, houve algo completamente novo nesta Vigília, aquilo a que o Grapa chamou “PéNoFé”. As PéNoFé, são as Pérolas da Nossa Fé, e são um conjunto de pérolas que representam a nossa VIDA.
A Noite decorreu maravilhosamente bem, houve momentos de brincadeira, de carinho, de amizade e principalmente de AMOR !!!
O Grapa agradece em especial ao Zé!
Simões Santos

Testemunho da Vigília

Inexplicável?!

Não sei bem como falar sobre a vigília. Teve os seus erros, os momentos de reflexão e de animação mas acima de tudo esteve presente a união.
Esta foi a minha segunda vigília e em nada se compara com a primeira. Nesta alguns de nós (como por exemplo eu) conseguimos “despejar” tudo cá para fora, retirar a máscara e encarar toda a gente de frente, sem medo de ser julgado.
Apesar de esta vigília só ter tido 1 participante, exterior ao GRAPA, conseguimos fazer dela algo de bom para nós, conseguimos transportar todo o nosso eu para aquele lugar simples mas ao mesmo tempo muito rico.
Olhando para trás, vejo tudo o que ganhámos e tudo o que construímos. Espero que aquele momento de entrega e ligação a Deus não tenha sido só um momento, mas que continue a sê – lo ao longo da nossa vida.

Diana Costa

Fotos da Vigília do CAIC








A pedido da família Matos ...

Olha ... as Mamãs e o Paizinho !!!

21 de dezembro de 2007

Fotos do Fim-de-Semana do Grapa:



O GRUPO FABULOSO !!!





Fim-de-Semana do GRAPA em Oliveira do Hospital

VIDA ( 23-25 de Novembro de 2007 )

Como é isto possível? Quase um mês depois e aquele fim-de-semana permanece no meu coração como se tivesse sido ontem. Cada momento, cada sorriso, cada palavra, cada gesto, cada pessoa, cada partilha, cada lágrima, cada sentimento, cada brincadeira, cada segundo vivido naqueles três dias estão aqui dentro, naquele que julgo ser o lugar mais fofinho do meu coração. Cada mensagem vossa foi carinhosamente lida e guardada por mim.
A vossa intensa presença, a mais que intensa e permanente presença de Deus e todas aquelas outras coisas pequeninas grandes coisas que eu não consigo descrever fizeram deste fim-de-semana algo tão grandioso que quando cheguei só me apetecia gritar ao mundo que estava feliz (tal como fizemos nas 24 horas radicais com Deus, lembram-se?).
Os vossos olhares e abraços que começaram logo assim que chegámos fizeram-me ter a certeza que não iria, de forma alguma, sair dali igual a quando entrei. Iria sair dali um eu diferente; um eu mais atento aos outros, àqueles que me rodeiam; um eu que procura mais vezes momentos de reflexão e de introspecção. Sabia que iria ser eu a sair dali, mas com um bocadinho de cada um de vocês, que, de certeza, me tornaria bem melhor. E sabem… foi exactamente isto que aconteceu.
Um mês depois e os sentimentos são cada vez melhores. Se por um lado me sinto protegida pelos “idosos” do grapa, por outro lado sinto-me responsável pelos mais novinhos, os caloiros. Agora, sou incapaz de passar por cada um de vocês e não esboçar um sorriso ou piscar o olho com um enorme sentimento de ternura. Olho para cada um de vocês e revejo um momento, uma situação. Vejo Deus. O mesmo que esteve connosco durante todos os segundos do fim-de-semana; o mesmo que chorou connosco, que sorriu connosco, que partilhou connosco, que cantou connosco, que rezou connosco… O mesmo que caminha ao nosso lado e que, tantas e tantas vezes, nos leva ao colo para que o caminho seja bem mais fácil de percorrer. O mesmo Deus que sorriu para nós o tempo inteiro, que nos deu a mão e nos aconchegou com o seu mais sincero e protector abraço. O mesmo Deus que nos une, a nós Grapa e que nos torna únicos… iguais na diferença!
Que a cruz, o coração e a peça de puzzle (que só faz sentido se estiver bem juntinha a todas as outras peças) permaneçam sempre em mim e em todos vós.

Por muito longe que possamos estar, são as lembranças de momentos como este fim-de-semana, é Deus que nos fará estar sempre bem juntinhos. Somos um puzzle, não é? E um puzzle só faz sentido todo junto!

Obrigada Amigo. Obrigada a ti, a ti, a ti e a… Obrigada Grapa. Obrigada Deus por me teres mostrado este caminho, estas maravilhas…

Poderemos estar muito longe… mas estaremos sempre mesmo perto…

Olhem…! Deus está a sorrir para nós. Conseguem sentir?


P’lo Grapa
Joana Matos

16 de dezembro de 2007

de volta...

Bem, quem consultou ultimamente o nosso blog deve pensar que morremos...

No entanto, trabalhámos bastante. Foi o VIDA (Viver Intensamente Dependente do Amor, Fim-de-Semana do GRAPA), a Eucaristia do Secundário e a Vigília do Advento. QUE DAS FOTOGRAFIAS?!?!?!?!?!?!?

E tantos testes, seja para escrever, seja para corrigir. A Associação de Estudantes, etc.

Que nos espera agora é são acções sociais. Não se pode dar melhores prendas ao Aniversariante...

No dia 20.12. espero-vos as 14:15 h ao pé do cemitério.

Pelas cerca 11:30 h posso oferecer boleia a 6 pessoas. O Sérgio também participa. Não sei quando parte de Cernache.

O programa?
O programa:
- 14:30 h Visita da CERCI e animação das pessoas com deficiência
- 16:30 h Visita do Lar e animação dos idosos
- 18:00 h Maior exposição de presépios em Portugal e Pista de Gelo
- 20:00 h Jantar em São Sebastião
- ??:?? h Convívio/oração (como «faço» Natal? Que deve nascer em mim?)

No dia 21.12. há um autocarro as 9:30 h, a partir de Penela

Preciso de confirmação de participação até 3.ª-f.ª !!!!!!
Devem trazer bebidas, sobremesa e as pérolas.

Dia 28.12. a Inês e a Tema (8.º ano) querem visitar as crianças da Comunidade Juvenil de Francisco de Assis. Quem quer ajudar?

Dia 3 de Jan. precisamos 3 cânticos para a Euc. do 9.º A!!!

Um abraço, Micha