22 de maio de 2008

Reunião de ontem, 21 de Maio

Colaboração duvidosa entre o

“Instituto Metereocómico” e “São Pedro Prega Partidas”

Ao contrário das previsões, parece que não choveu na noite de 21 para 22 de Maio?! Aparentemente estranho. Mas já sabemos que Deus escreve direito por linhas tortas.

No fundo, creio eu, a ideia do Espírito Santo deve ter sido esta: dar nos um novo espírito de partida para os novos desafios que nós de facto abraçamos, na reunião de ontem – com sentido crítico – sem hesitação. Confesso que não me senti nada seguro antes da reunião. Duvidava se vocês fossem ou não capazes de dar o salto. Mas no fundo sabia que não vale a pena acreditar na vossa pequenez e no vosso comodismo. Creio, – sim! – na grandeza da vossa alma e na vossa entrega!

E se agora chover na noite 6/7 de Junho, na nova data da “Inácia!”? Bem, temos então de apresentar contas ao instituto metereocómico e ao santo acima referidos.

O que foi decidido foi…(também com ajuda da 2.ªa carta de S. Paulo à Timóteo, capítulos 3 e 4)

(Houve as decisões acerca das 24hRcD e da Grapoteca, mas estas não vou referir outra vez.

Queremos pensar numa actividade festiva aberta para Grapacotas, namorados, amigos e outros”anexados” que se enquadram no nosso espírito.

Esqueci-me de vos perguntar quem pretende entrar no “comboio” que o Sérgio e eu queremos levar para Taizé. Então: quem quer ? ? ? ?)

… que o GRAPA vai crescer! WOW!!!

abrir em vez de fechar…

arriscar em vez de se acomodar…

partir em vez de ficar parado…

Vamos dar resposta ao pedido de muitos do 8.º e 9.º anos que querem fazer parte do GRAPA.

Dois subgrupos que vão variar pela sorte (já tenho uma ideia como se pode fazer, uns são os GRA-s e os outros os –Pas, mas o resto fica surpresa..) vão ser orientados pelo Conselho dos Grapás e das Gramãs e do Michavô).

Os primeiros voluntários foram:

- Grapás: Paulo, João, Fernando (se estiver disponível)

- Gramas: Joana Matos, Joana Pereira, Duda

A experiência e disponibilidade/vontade das pessoas vai nos ensinar para quanto tempo é que este grupo se mantém. Para já conto com os seis até fim de 2008. Temos de organizar o primeiro encontro de 2008/2009 antes das férias, porque vamos arrancar antes do início das aulas.

Vejo abertura para mais dois Grapais. Não é uma necessidade, mas uma oportunidade para crescer neste Concelho dos Grapapás.

Cada subgrupo terá até cerca 15 pessoas.

Em cada encontro começamos (jantar, desafios/trabalhos para a noite) e terminamos (oração com ou sem partilha) juntos.

Pode haver, também, encontros sem divisão em subgrupo.

As actividades grandes são sempre de e para todo o GRAPA.

Creio que o êxito desta pequena revolução depende de cada um de nós, da nossa atenta generosidade de acolher tanto os noviços como também o pessoal que já faz parte da casa.

Quanto à admissão dos noviços foi decidido dar oportunidade a todos. Podemos informar, sobre quem nós somos, nas turmas. Talvez proporcionamos, também, um momento de Schwungtuch aos alunos mais interessados. Pode ser, talvez, no intervalo de almoço do dia 13 de Junho (sexta-feira)???

A partir de meados de Julho conto com a publicação do primeiro esboço da calendarização de actividades para 2008/2009. Fico depois à espera de sugestões !!!

Peço para deixar testemunhos, comentários e, sobretudo, fotos AQUI ! ! !

20 de maio de 2008

Últimas alterações

Devido às previsões meteorológicas adiamos a "Inacia!" para a noite 6/7 de Junho.

O programa previsto para a reunião do GRAPA no dia 6 de Junho fica antecipado para o dia 21 de Maio.

12 de maio de 2008

Inacia!

Lembrei-me que podia ser lindo relacionar o 2.º momento (tema fome e sede) com a iseia de servir leitinho etc. Falam com o João.

10 de maio de 2008

Só quem muda, fica fiel a si próprio.

Novos desafios:

Já pensaram? Houve grapantes que decidiram encontrar-se a noite para fazer Partilha. E organizaram pela primeira vez uma Vigília para a Comunidade Educativa do Colégio. E começamos a ter fins de semana. Outros arriscaram e introduziram a Via Sacra.

Quando todos estes saíram, uma nova geração começou por oferecer a Inácia (Caminhada Nocturna)! Anos mais tarde as Acções Sociais começaram por ser uma característica do GRAPA. Tudo isto foi feito para vocês. E vocês sabem muito bem o valor que isto tem.

Desde pouco tempo, animamos nos fins-de-semana (VIDA – Viver Intensamente Dependente do Amor) a Eucaristia Dominical no lugar que visitamos. Desde o ano passado vivemos as 24 horas radicais com Deus.

Vamos agora parar? Caso que se verifique que haja mais pessoas com fome e sede de Jesus Cristo, não lhes podemos negar o alimento, nem na Inácia, nem no próprio GRAPA. O GRAPA não é o meu quentinho santificado em que ninguém possa mexer enquanto eu lá estiver. Sou chamado para DAR!!!

«… mas se o sal ficar insosso, com que haveis de o temperar? …» (Mc 9, 50).

Inacia!

Encontro do GRAPA pelo menos uma hora antes do início. E não será para organizar coisas que não conseguiram organizar antes (Propunha um encontro no dia anterior a tarde. Dizem-me quem alinha!), mas sim para coordenar cada um dos momentos para que estejamos em sintonia.

Estação 0 (Partida)

- Distribuição dos participantes pelos Grapantes (quem gostaria de ficar com os mais novos?) Cada Inaciante deve ficar com uma pessoa responsável por ele. Cada responsável ficará com cerca 4 – 5 meninos e forma, com outros 3 ou 4 responsáveis um subgrupo. Os subgrupos andam sempre juntos, oferecem conversas, brincadeiras, jogos, canções e mimos durante a caminhada e realizam, nas estações, os desafios/jogos/perguntas/… proporcionados pelo ano responsável de cada estação.

- Cânticos (Duda + …)

- Introdução (Micha)

1. Estação, cerca 40 minutos depois da partida – Momento1 (deve demorar cerca 20 minutos):

Tema partida/coragem de mudança/confiança/fé/esperança/medo/risco, inspirado em Gen 12, 1. Breve referência e interpretação da vocação de Abraão. Explicação da tarefa/jogo (com dinâmica, movimento e piada! Som! Sons? Mas que SONS!!! Música! Surpresa!) para ser realizado nos subgrupos. (11.º ano) Se tiverem dificuldades, posso ajudar!

2. Estação, Invibora – momentos 2 – 4 (cada momento deve demorar cerca 20 minutos e tem de haver, também, tempo para servir o leitinho)

Momento 2

Tema desânimo/desistência/resignação/comodismo/escolha do caminho mais fácil/…, inspirado em Ex 13,17 – 14, 16, 1 – 17, 7. (Dificuldades: 16, 3; 17, 3). Breve referência e interpretação da história do Êxodo. Explicação da tarefa/jogo (com dinâmica, movimento e piada! Som! Sons? Mas que SONS!!! Música! Surpresa!) para ser realizado nos subgrupos. (9.º ano) Se tiverem dificuldades, posso ajudar!

Momento 3

Já não me recordo que combinámos ontem para o 12.º ano… ?? Só me recordo do jogo da Duda e que dei uma sugestão a Joana P. (Noémia, Rute e Judite. Fala-se pouca das mulheres bíblicas. Rute teve uma coragem e entrega WOW. Judite dava para uma linda encenação: sex and crime com sentido) (12.º ano)

Momento 4

Tema festa/chegada/…, inspirado na chegada dos israelitas a Canaã (Dt 8). Breve referência e interpretação de Dt 8. Explicação da tarefa/jogo (com dinâmica, movimento e piada! Som! Sons? Mas que SONS!!! Música! Surpresa!) para ser realizado nos subgrupos. (9.º ano) Se tiverem dificuldades, posso ajudar! (11.º ano)

3. Estação – momento 5, cerca meia hora depois da partida de Invibora. (Espírito Santo)

4. Estação – momento 6 (oração final e despedida)

Material (Leitinho quente, petromax, colhetes, …)

GRAPA, 7 de Junho

Avaliação da Inácia! e do ano 2008/2009.

Propostas do grupo?

Como promover entradas, sobretudo do futuro 9.º ano, para o GRAPA? Utilizando o Schwungtuch num dos intervalos?

Discussão (pró, contra, alternativas, decisão) da proposta seguinte:

Um sonho ... minha proposta para o GRAPA 2008/2009:

Na vossa idade, com 15, tive o meu primeiro grupo. Quase todos se tornaram, alguns anos mais tarde, chefes de grupos e movimentamos quase 200 crianças e jovens. Cada grupo foi liderado por um par. Para mim, esta experiência “de tomar conta” foi aquilo que mais me fez crescer. Que me confrontou com minhas capacidades e minhas limitações. Que me tornou mais responsável e organizado. Que me fez criar laços de amizade mais profundas. Tudo isto foi decisivo na minha Fé e descoberta de Deus.

Que propunha, era que nós formássemos dois subgrupos, cada um orientado por pelo menos dois (ou um grupo) dos mais velhos (quem alinha?).

Estas pessoas (porque não sempre todos a partir do 12. º ano?) iam reunir regularmente comigo, isto para preparar o encontro do subgrupo para ficarmos com boas ideias e em sintonia, mas também para não perder o quentinho que vocês têm medo de perder quando se separam nestes dois grupos. Assim sendo, formávamos um terceiro (ou primeiro) grupo dos mais velhos.

A estrutura dum encontro a noite era talvez da seguinte maneira:

- Jantar partilhado

- Introdução ao tema do trabalho ou da reflexão

- Trabalho/partilha em subgrupos

- Oração final no plenário.

Eu, se ainda fizer falta, podia-me associar, alternadamente, aos subgrupos, seja como orientador, seja como participante mais activo.

Como proceder a divisão? Os novos elementos podemos dividir como nos parece melhor. No entanto não me parece bem dividir as pessoas pela idade. Sempre foi tradição do GRAPA que os mais novos aprendessem com os mais velhos e que os mais velhos assumissem o papel de co-liderança. Um grupo de idade homogénea chegava ao seu auge e depois ia morrer sem sangue fresca.

Os mais velhos tinham de separar-se mesmo, mas ficariam com um suporte próprio, sendo o grupo que reúne comigo e de certeza que vos podia proporcionar algumas lavagens de cabeça e partidas especiais.

Quanto ao futuro 10.º ano vejo a necessidade de os dividir também entre os dois subgrupos. Caso contrário, um grupo tinha elementos do 9.º ano e depois praticamente ninguém do 10.º e do 11.º.. Posso imaginar que não vos agrada, porque já cresceram juntos neste ano. Por ouro lado, têm ainda pelo menos 3 anos a vossa frente. Pode ser que haja mais entradas do futuro 10.º ano. Nesta caso, os deste ano podiam ficar juntos num subgrupo desde que o outro também tivesse uma representação do futuro 10º ano.

Vejo a necessidade de não haver trocas entre os membros dos subgrupos, pelo menos na fase em que todos nós temos de criar uma nova confiança entre todos. Depois pode haver trocas pontuais para encontros mais específicos, como por exemplo quando há elementos de ambos os grupos que querem dedicar-se ao mesmo trabalho, por ex. de uma preparação de Eucaristia ou da Via Sacra; ou seria também engraçado pontualmente fazer uma reunião de só de Grapantinas e paralelamente uma de Grapantinos.

Claro que cada grupo devia depois criar um nome especial, não em concorrência, mas em complementaridade, como por ex. pão e água, ora et labora, terra e mar, etc.

Qualquer mudança será sempre um risco! Não duvido que era para perder alguma coisa até agora muito característica e específica do GRAPA. Creio que também implica uma oportunidade nobre de crescer e de sermos Bons Pastores a procura da ovelha perdida. Em fim, estamos dispostos de dar mais? Na pior das hipóteses, se der para o torto, voltaríamos para trás. Mas dou pouca credibilidade a um falhanço, porque não acredito na vossa imaturidade e no vosso comodismo. Querem dar o salto???

GRAPOTECA: … nossa festa final do ano

Em casa da Inês Chorro (bom tempo) ou da Joana Matos (mau tempo).

Quem quer tratar do jantar? (Que jantamos? Quem compra? Quem prepara? Surpresas?)

Quem prepara a festa? Decoração? Música? Luzes? Jogos?

Quem do 9.º e/ou 11.º anos prepara comigo a oração final que tenha como um dos elementos a despedida/o envio espiritual dos alunos finalistas (incluindo quem já saiu em anos transactos)?

GRAPA 2008/2009

Indicam-me, quanto antes, épocas em que se deve ou não se deve programar actividades mais fortes!!!

Nas vossas férias vou pensar no programa e nós vamos arrancar logo no início de Setembro e antes do início do ano lectivo. Informem-se depois aqui!!!

Continuo a sonhar com uma actividade para com os Antigos Grapantes. Talvez no próximo ano.


Fico a espera de comentários e de fotografias das últimas actividades.


Incluo-vos sempre nas minhas orações, micha

9 de maio de 2008

Via-Sacra

Para alguns, os passos dados no dia 29 de Fevereiro resumiram-se ao caminho habitual para o colégio, a subida de alguns degraus para o quarto ou a ida para a sala de jantar. Para algumas pessoas, as paragens que fizeram nesse dia foram o ajoelhar-se para apanhar o telemóvel, o baixar-se para apertar os atacadores das sapatilhas ou o deitar na cama para dormir.
Para outros, o dia 29 de Fevereiro foi marcado por outros passos e outras paragens para além daqueles a que estamos acostumados no nosso dia-a-dia.
Neste dia, o Grapa organizou mais uma Via-Sacra. Esta contou com a participação de alguns alunos do CAIC e com todos aqueles que trouxeram no coração.
Reunimo-nos por volta das 18h para este momento tão importante que é a paixão de Jesus.
Tendo um percurso pré-definido, arrumámos o nosso espírito para acolher este pack grandioso constituído por Deus Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.
Sentindo o peso da cruz nas costas, pusemos à prova a nossa resistência e aproximámo-nos mais das sensações de Jesus e da sua grande prova de amor...
Somos postos à prova diariamente. Constantemente são questionadas as nossas emoções e a convicção que depositamos nos nosso actos.
Inspirando fortemente o aroma de cada uma das estações que constituem a Via-Sacra, entregámo-nos com humildade aos nossos companheiros de caminhada... Àqueles que sentiram as mesmas dores nos pés e nas pernas, àqueles que cansados lutavam para chegar à meta. Nas mesmas circunstâncias torna-se mais "acessível" conhecer e sobretudo amar o outro.
Presenteados com um símbolo característico de cada paragem, levámos connosco uma recordação palpável... Orgulhando-nos das cruzinhas que cuidadosamente atámos à volta do pescoço, vivenciámos uma experiência doce e amarga, intensa ou descontraída...
Que saibamos encarar as cruzes com aceitação e delicadeza... Que saibamos contar com aqueles que nos procuram.
Preenchidos, regressámos a casa. Fomos até à sala de jantar, subimos os degraus para o nosso quarto, baixámo-nos para desapertar os atacadores das sapatilhas e deitámo-nos para dormir...

Madalena Görne

6 de maio de 2008

Próxima reunião e 24hRcD

Alterações de datas:

Reunião do GRAPA, esta Sexta, 19:30 h, torreão ou casa de ...?

as 24 horas radicais com Deus foram adiados para os dias 10/11 de Junho e realizar-se-ão entre as 9 horas (Terça), entrada do cemitério de Penela (transporte fica ao vosso cargo, não pode haver atrasos!) e ~10 horas (Quarta).
Material: além daquilo que já constava da carta e de uma das postagens anteriores no nosso blog (desculpem se houver repetição): Bíblias, material para escrever, tudo para acampar na rua, higiene?(casas de banho há muitas! Onde: na natureza divina!), a roupa usada corre o risco de regressar (caso que restarem vestígios) em estado absolutamente irreconhecível, chapéu contra o sol, protector solar, toalha, fato de banho já "montado" e muita coragem (mais do que da última vez) tanto para fazer experiência como também para partilhar.
Espero que chegue de sustos, micha