31 de janeiro de 2010

Em locais diferentes - Unidos na mesma Fé

Um GRAPA em sítios diferentes. Nestes dias, em que uma grande parte de nós se alimentou com mais uma boa dose de "cafeína", outros - um núcleo duro - reuniram-se no Espaço-In, num encontro mais familiar. Ainda outros, os antigos, que já experimentaram estender as suas asas, testemunham o quanto aprenderam connosco e como é difícil manter-se fiél à XP, no mundo lá fora que muitas vezes O desconhece. Sem o alimento na oração/relação pessoal com Ele, sem uma comunidade em que acreditamos juntos e sem pôr em prática a nossa Fé na vida de cada um, não será fácil manter-se amigo de XP.
Espero que o 11.º ano nos enriquece e empurre com novas energias, o GRAPA, o CAIC, as famílias, o mundo. É preciso re-construir a experiência na vida real. Que experiência fizeste no Café?
Creio que os que vieram ao GRAPA no Sábado se sentem refortalecidos nos laços de amizade e na importância de cada um para o grupo e para a sua missão. Como foi este encontro mais familiar para ti?
Fico impressionado com o testemunho de antigos grapantes que abraçam com coragem o desafio de serem pessoas congruentes consigo próprio e de ser cristão num mundo de contra-correntes em que os amigos de XP se encontram em minoria... Como vives "lá fora"?

Feliz quando vejo as sementes crescer... micha

18 de janeiro de 2010

Caros 712

Ainda bem que instalámos um contador de visitantes.. Senão, com o silêncio tímido ou apressado do pessoal, pouco disposto a deixar comentários ou smiles, dava para pensar que o blog só existisse para quem cuida das postagens. E agora, TU já tens coragem?? :)

15 de janeiro de 2010

o 1º Encontro de 2010!











Sábado, 9 de Janeiro, o frio apertava e pouco apetecia sair do conforto de nossa casa e enfrentar as baixíssimas temperaturas lá fora.

Contudo, se não o tivéssemos feito, não teríamos um serão que primou pela animação, mas que também teve momentos mais sérios.

Desta vez, depois de um jantar partilhado, tivemos a oportunidade de testar os nossos conhecimentos sobre o Antigo Testamento, o Novo Testamento, a história da Igreja e outros temas, num jogo que misturava um pouco de “trivial” com “quem quer ser milionário”.

Graças a este jogo ficámos a saber que o papa que reformou a Igreja, no séc. XI, foi o “papa reformas”.

Por fim, saímos do espaço In e fomos para a capela, onde tivemos um pequeno momento de oração e uma pequena partilha.

E assim foi mais um encontro do GRAPA…

Inês Chorro

2 de janeiro de 2010

1ª Acção Social!!!















































A primeira acçao social, é verdade...
Para uns, o repetir de uma experiência já vivida; para outros, a primeira acção social com o GRAPA. Apesar disso, não deixa de ser uma ex
periência única.

Na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, no dia 30 de Dezembro, visitámos senhoras que estão internadas, a curto ou longo prazo, por sofrerem de doenças mentais e/ou psiquiátricas.
Para muitos uma experiência dura! mas confesso que tudo se tornou um pouco menos difícil quando chegámos à última sala... tivemos tempo para conversar, cantar, dançar...

Por fim, depois do jantar, fizemos uma partilha
sobre a nossa experiência. e, como não poderia deixar de ser,... fizemos uma revisão de 2009.
E como estamos a começar 2010, desejámos a cada
um algo de bom para o novo ano... mas de uma forma particular, diferente!


Aproveito para vos desejar a todos um excelente ano ou, pelo menos, melhor que 2009.