18 de dezembro de 2006

PARTILHA

Nos últimos Grapas, tenho notado que a maior parte dos Grapantes não sabe o que é uma partilha dentro do Grapa. Até acho isto normal, porque os grapantes vão-se renovando e nunca lhes foi explicado o que é a tão badalada partilha..Então, vou tentar responder a algumas perguntas que possam surgir...

Suposto diálogo entre o Gonçalo e um Grapante que não percebe nada de partilha:

[grapante] - Gonçalo, o que é a partilha?
[Gonçalo]- A partilha é um momento em que os Grapantes falam uns com os outros sobre tudo e mais alguma coisa.

[grapante] - Do k é k se pode falar numa partilha?
[Gonçalo]- Depende. Às vezes, há um tema (que pode ser baseado num texto bíblico ou n) sobre o qual se deve falar. Outras vezes, cada um dos Grapantes fala do seu dia-a-dia, dos seus problemas, de tudo o que tem pa falar...

[grapante] - E posso demorar o tempo que quiser?
[Gonçalo] - Não...Por 2 razões: Primeiro, porque, os outros grapantes tb precisam de tempo para partilhar...e em segundo, porque, os encontros do Grapa não são só a Partilha..Temos de trabalhar também..

[grapante] - Então, e se me apetecer comentar a partilha de outro grapante, posso interrompê-lo?
[Gonçalo] - NÃO!!!!!! Quando alguém tem alguma coisa a dizer sobre a partilha de um outro grapante, cala-se bem caladinho, e quando ele acabar, pede para falar, e aí sim, pode comentar, criticar,....tudo e mais algma coisa!!!!!!!!!!

[grapante] - Não percebi!!!Não posso corrigir essa pessoa, mesmo k eu tenha a solução para o problema dela???!!!
[Gonçalo] - Podes corrigi-la. Não podes é interrompê-la. Por isso é k deves esperar pelo fim da partilha do outro grapante..

[grapante] - Hmm..Já tou a entender melhor..Então, e se eu tiver, por acaso, alguma coisa mais particular a discutir com uma pessoa do Grapa...Achas que posso discutir isso na partilha?
[Gonçalo] - Nem pensar!!!O Grapa não é um grupo de 2 ou 3 pessoas! Por muito importante que esse assunto seja, é impensável que numa partilha, estejam 2 ou 3 a discutir uma coisa, que por vezes, o resto das pessoas nem sabem do que se trata (estão a anhar!!)..

[grapante] - Tém lógica. Mas, imagina que alguém tá a partilhar sobre um problema que tém, eu não concordo com ela e quero mostrar isso. O que faço?
[Gonçalo] - Fácil. Esperas pelo fim do encontro do Grapa, e vais ter com essa pessoa...

[grapante] - Tou a perceber. Olha Gonçalo.. Tou agora aqui a pensar..
[Gonçalo] - Diz lá, grapante que não percebe nada de partilhas...
[grapante] - O que é dito nas partilhas.. Posso contar o que ouvi aos meus amigos?
[Gonçalo] - NÃO..NEM PENSAR!!!!!!!!!!Essa é a regra base de toda a partilha...tudo o que se ouve dentro de uma partilha do Grapa não pode sair dali...era uma grande falta de respeito por quem tava a partilhar (que estava a depositar confiança em ti), se tu no dia asseguir, fosses a correr contar tudo aos teus amigos...N Achas?!
[grapante] - Tens razão..

Desculpem a seca...mas achei importante..

1 comentário:

Simões Santos disse...

Epá gonçalo, foi uma excelente ideia...e mais o texto está estremamente bem feito, interessante e responde ás grandes problemáticas da partilha...Boa...Estás de PARABÉNS..... um abraço do teu afilhado....