24 de junho de 2007

24 horas radicais com Deus...Desistes ou RESISTES?!

Ontem, dia 23-6-2007, o nosso já conhecido GRAPA, voltou a fazer das suas. Os colaboradores do nosso blog obtiveram a informação que algo iria acontecer nos arredores de Penela, por volta do mês de Junho..Assim, e para que os nossos leitores sejam sempre os primeiros a saber de tudo, enviámos dois colaboradores nossos para Penela, para ver se conseguiam obter mais alguma informação...Alojados em Penela desde o início do mês, os nossos dois enviados especias, já estavam a desesperar por novidades..Eis se não quando (:P), no momento em que eles já estavam a perder as esperanças, surgiu o boato de que tinha chegado um grupo de desconhecidos ao Castelo de Penela, na manhã de ontem..Foi então, que os nossos colaboradores decidiram seguir cada passo desse grupo:

Pois é, quando chegámos ao Castelo, o grupo estava reunido perto da torre mais alta..Enquanto cantavam e punham a conversa em dia, um de cada vez, foram ao interior da torre experimentar um conjunto de sensações não muito agradáveis (como bater num amigo, correr risco de vida, ser traído por um amigo, estar preso num poço sem maneira de sair, etc...)...Depois, de experimentar todos estes sentimentos, cada um teve um bocadinho para reflectir sobre as suas defesas (muralhas do castelo), se eram suficientes para nos proteger de td e tds, ou se pelo contrário eram frágeis e permeáveis a td o que tentasse penetrar.
De seguida, os Grapantes caminharam até à Pedra da Ferida..e enquanto, iam pondo um pé em frente do outro, foram desafiados a pensar sobre o modo como a vida de cada um se desenrolava, e se gostavam da vida que levavam..Quando chegaram à pedra da ferida, houve tempo para um rápido momento de oração..mas, rapidamente, continuaram o seu percurso, agr por um caminho bem mais perigoso e acidentado, onde até os helicópteros tinham dificuldade em chegar (;P)...
Ao longo desta segunda parte do percurso, muitos foram os obstáculos que os grapantes tiveram de transpôr..Neste momento, os caminheiros puderam sentir a sua vida em risco, e pensar: "Desisto ou resisto?!"..Mas, a verdade, é que quase heróicamente, com muio esforço, união e entreajuda, todos, sem excepção, se superaram, e conseguiram chegar ao próximo ponto de oração..Aqui, os Grapantes foram convidados a fazer uma limpeza interior, mergulhando a cabeça ou o corpo inteiro no rio. A partir deste momento simbólico, os grapantes foram Homens novos, e decidiram-se por mudar e deixar as coisas más para trás das costas..
Depois de lavadinhos e fresquinhos, os Homens novos encontraram-se num magnífico miradouro que tinha uma vista única sobre "os arredores"..Aqui, houve mais um momento de oração, em que cada Grapante disse o k queria dizer a si próprio e ao mundo..
De seguida, o GRAPA deslocou-se até às piscinas naturais de Penela, onde antes do tradicional almoço partilhado, ainda houve tempo para alguns mergulhos. Durante o almoço, trocaram-se algumas impressões sobre o que já se tinha passado até a li..
Com a barriga bem mais aconchegadinha, o GRAPA deslocou-se ao lar de Penela, para animar os idosos com a sua alegria contagiante..Depois, de umas musiquinhas, e de uns beijinhos..partiram, e seguiram até casa do Micó..Aí, rapidamente se preparou o jantar, e antes de partir para o monte do Germanelo, foram ao "claustro", pensar sobre o possível, em oposição ao impossível..e no finito, que se opunha ao infinito..
Não contentes com o cansaço, os Grapantes aceitaram o desafio de se deslocarem até ao monte descalços!!!!!Pois é, uns aguentaram mais do que outros, mas todos resistiram, e quando voltaram a calçar os banais sapatos, perceberam que afinal eles não eram assim tão banais.É normal que tenham pensado nas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de calçar uns sapatos..Durante esta dolorosa caminhada, pensaram também na qualidade das suas relações, na fidelidade, nos compromissos, nos desejos, e em Deus...
Quando chegaram ao monte, depois de carregarem às costas a comida e mais algumas coisinhas..construiram uma cruz que deixaram no cimo do monte..e tornaram o sítio minimamente acolhedor..De seguida, jantaram e depois de um momentinho muito útil para aquelas conversinhas do costume..e já com a noite cerrada, partilharam tdas as peripécias do preenchido dia, e falaram tb do que têm sido estes ultimos tempos..
Depois, os guerreiros foram descansar, e no dia seguinte, pelas 6h e 45m, já estavam novamente em pé..tomaram o pequeno-almoço, agradeceram a Deus o que viveram..e com o coração bem mais aconchegadinho, regressaram às suas casas..
De destacar, o facto de terem sido admitidas duas novas grapantes, a Daniela e a Dora..e o espírito de grupo e a forte união, que se sentiu ao longo da actividade..
Os grapantes que disseram presente foram: Fernando, Chico, Tiago, Fifi, João, Gonçalo, Lília, Joana, Joana M., Madalena, Diana, Daniela, Dora, Inês e Micó/Micha..

Por agora é tudo..Foi mais uma actividade do Grapa, relatada pelos enviados especiais-de-corrida do nosso blog a Penela: Gonçalo Rodrigues dos Santos e Joana Alberto de Carvalho ( repórter fotográfica )...

Agora vêm as férias, e espera-se que os Grapantes levem Deus e tudo o que aprenderam este fim-de-semana no coração, e que tudo se reflicta nas acções de cada um..Agora, Grapa só para Setembro..Seja o que fôr que aconteça, o nosso blog lá estará para contar..

P.S.-As fotos vêm amanha, perderam o avião...

6 comentários:

Simões Santos disse...

Et?? então pois foi!! Uma actividade em grande, eu diria até em GIGANTE ???
É verdade que tivemos de enfrentar muitos medos, de sofrer por algo maior, de colocar o que pensamos e sentimos com maior de todas as paixões ... em cada passo que davamos !!!
Este texto relata de forma muito fiel o que fizémos, quem o lê tem um flashback sobre aquilo que passou... eu diria FASCINANTE.
Quanto ao repórter, bem ... esse tb sofreu bastante durante o tempo de espera, mas viu que esse tempo valeu a pena ... e nada melhor para festejar esse acontecimento que escrever este magnifico texto ... onde Gonçalo Rodrigues dos Santos provou o sua fielidade, carinho e paixão por este grupo GRAPA!!! De certo que estava bastante inspirado ...

Gonçalo disse...

Pois é..Na verdade, este Gonçalo Rodrigues dos Santos é mesmo surpreendente :P
Tenho a dizer, que adorei esta actividade..Teve muito significado para mim..E saí de lá mesmo preenchidinho..Adorei ajudar..Adorei ser ajudado..Adorei dar a mão e receber um sorriso..Adorei sofrer por um objectivo..Adorei sentir a falta de uma coisa, e consolar-me quando a tive de volta..Adorei deitar fora o Homem Velho e abrir as portas ao Homem Novo..Adorei tocar viola, até quase ficar com os dedos em ferida..Adorei a sopinha da avó da Madalena..Adorei o cházinho quente, quando o frio insistia em pôr-me a tremer..Detestei andar perdido pelo monte com o Fifi, quando a única coisa que sabia, era que nada sabia..Adorei levar pontapés na cara da Inês..Adorei os mergulhos na piscina natural..Adorei partilhar tudo isto com todos vocês..Adorei conhecer quem ainda ñ conhecia..Adorei...E sei que vou adorar, quando daqui a uns anos ainda me lembrar deste fim-de-semana..
Agora, tal como disse o Gonçalo Rodrigues dos Santos, acho que é muito importante, não nos esquecermos durante as férias..de quem somos..para que quando as pessoas olharem para nós possam pensar..eles são diferentes..vamos ser diferentes..vamos ser Cristãos!
Espero que pró ano voltem cheios de PUJANÇA!!!

Beijos e abraços
do vosso
GVP

Simões Santos disse...

Et???
É só pa dixer k li o texto pela segunda vez, mais concretamente 30horas e 55 min e 43 s depois da actividade .... a sensação foi optima.!!!
Enquanto lia ia-me lembrando de tudo o k vivi... inclusivé de muitos sentimentos k tive, como o medo, a entrega, o sofrimento e ate mesmo a paixão ...
E era so para deixar mais esta !!!!
simoes santos

Joana Matos disse...

"Desistir ou Resistir?" - Sem dúvida a frase que marcou estas fabulosas 24h com Deus.
Enfrentar os medos e os receios, entregarmo-nos de corpo e alma a Deus, ajudarmos o grupo e ajudarmo-nos a nós próprios, sermos autênticos, foram algumas das coisas que marcaram estas horas.

- Resistir
- Enfrentar
- Sentir
- Sofrer
- Amar
- Entregar
- Ajudar
- Chorar
- Sorrir
- Parar
- Seguir
- Conversar
- Partilhar
- Viver

Dos melhores momentos da minha vida :)
Mais que nunca, consigo sentir Deus. Obrigada a todos os que participaram. Obrigada Micha por toda a dedicação na preparação destas horas.
Vocês, GRAPA, fazem parte de mim :)

Anónimo disse...

Foi especial. Reuniram-se todas as condicoes para se criarem das melhores 15 horas da minha vida. Foi o local? o tempo? o grupo? a presenca divina? n sei a resposta so sei k aprendi a renascer e a gritar ao mundo k estou mais pronto do k nunca para o enfrentar nas descidas e subidas da vidA. FOI das melhores cenas da minha vidA.
OBRIGADO grapa, deus e natureza por tudo o k m proporcionaram

Daniela disse...

Bem, olá grapantes!
24h radicais com Deus foi... lindo!
Adorei, pois também foi o meu primeiro encontro com o GRAPA.
Por isso mesmo, estas magnificas horas passadas com o grupo deu p'ra conhecer aqueles que ainda não conhecia, e sobretudo p'ra ver a grande união presento no grupo.
Gostei de tudo, evidente, mas gostei especialmente das mãos que se estenderam provocando grandes sorrisos...
Adorei perceber que todos aqueles arranhões que ficaram fizeram sentido, e me ajudaram a reflectir sobre a vida que eu levava em comparação com a vida de outros.
Viagem perigosa e árdua em que mesmo quase a morrer de cansaço, alguns não deixaram de voltar p'ra trás quando reparavam na dificulade dos outros.
Espero repetir...

Beijos
Daniela, a nova grapante!