21 de setembro de 2009

Eucaristia de Abertura
Mais uma vez o GRAPA aceitou a missão de animar a Eucaristia de Abertura do novo ano lectivo.Uma missa diferente em vários aspectos. Novos grapantes, nova vontade de ser mais e dar mais, forças renovadas para seguir e lutar, ... sem esquecer a Homilía feita a pensar em nós, alunos ( "cabuladores" ou não).

Padrinhos/Madrinhas & Afilhados/Afilhadas
O próximo encontro de GRAPA é dia 26 de Setembro (Sábado) e, como já se tinha falado, era importante procurarem alguém com quem formar um grau de parentesco padrinho/madrinha e afilhado(a).

IMPORTANTE

* Devem escolher um responsável de cada ano para fazer ligação entre os responsáveis/organização e os grapantes do vosso ano.

* Também muito importante, sempre que não possam ir a um encontro devem contactar antecipadamente o Micha (910 621 551).

* Ainda mais importante, brevemente actualizaremos a bela da agenda!

Beijinhos

13 de setembro de 2009

Que fim-de-semana de GRAPA. . !!

Sexta-feira, 11.09.

A Rita e a Bárbara querem dar uma ajuda ao blog, já visível no post anterior.

A “Cipri” propõe um encontro inter-grapa dos três colégios e vai pedir-vos os vossos dados.

4 violas cotas foram reforçadas por 4 violas noviças (e pode haver mais e temos também uma clássica no 9.º ano!)

Um team de cinco vai coordenar as actividades do GRAPA este ano: Francisco Martins sj, Joana Pereira, João Ramiro, Joana Matos e o micha.

Pedimos à cada ano que destine um responsável cuja tarefa principal será servir de “meio de comunicaçaõ” e de “puxador de orelhas” para que não caia em esquecimento tudo aquilo que combinaremos. Para os antigos alunos bastará uma pessoa.

Lembramos também que os noviços vão precisar de madrinhas/padrinhos. No entanto, é responsabilidade de todos que todos se sintam acolhidos. Evitem estar apenas em grupos do vosso ano!!

Devem levar sempre as violas!

Estejam atentos à alteraão de datas!

Devem visitar o blog e dizer um “olá” nos comentários. Se houver problemas informáticos não hesitem pedir ajuda.


Sábado/Domingo, 12./13.09.

Um grande re-encontro de antigos grapantes. Não foi pelo número dos que vieram a Casa da Serrada, em São Sebastião. Foi pelo espírito das almas abertas e “compatíveis”.

Oito horas dedicadas às conversas, abraços, caras sorridentes, petiscos, um passeiozinho para o “claustro”, jantar, histórias, fotografias, partilhas sérias onde encontrámos nas pessoas e entre elas o “sagrado”. Gosto Realmente de Amar Pessoas Assim.

Pessoas que, em parte, não se conheceram, mas que passaram pela mesma experiência. A palavra GRAPA identifica (valores, atitudes e vivências), inspira (confiança, solidariedade e preenchimento), simboliza (esperança, crescimento e Fé).

Nosso GRAPA vai fazer 10 anos. Há uma diferença de idade entre os mais velhos (26) e os mais novos (14) de uma dúzia de anos de vida.

Na oração surgiu a ideia de incentivar novamente a formação dos “Grapotas”, antigos grapantes que se iriam encontrar no ritmo “p.p.p.”: pouco, pequeno e possível. Mais um encontro “zero”, depois dois ou três encontros organizados e calendarizados ao longo do ano, para ver o que dá. Talvez mais tarde um fim-de-semana.

Será que estás interessado/a? Para eventualmente aderir? Ou, até, para dar a cara e para inspirar com vida este novo projecto? Neste caso, interpela o micha.

12 de setembro de 2009

Novamente a grapar!

Uma semana depois da 1ª reunião, voltámos a encontrar-nos nos ensaios para a Missa de Abertura.
Depois de jantar e cantar os parabéns à nossa aniversariante, partimos para uma luta difícil, os cânticos.
Após o desafio que foi ensaiar os cânticos, tivemos a parte final do nosso encontro: o momento de oração.
Começámos com uma breve introdução, feita pelo João Ramiro, que nos explicou um pouco o que era o GRAPA e como funcionava. Seguiu-se depois a Joana Matos com uma pequena reflexão sobre desafios e a posição de Jesus nesses desafios. Por fim, cada um dos elementos do grupo tinha a "tarefa" de nos ajoelharmos perante a imagem de Cristo e entregar-Lhe algo.
Acabámos assim mais um encontro ficando a saber que " a nossa vida não é uma linha recta, é feita de subidas e descidas mas tudo isso faz parte do que somos!"
(rita e bárbara)

3 de setembro de 2009

GRAPA a renascer com força

Duas dúzias encontraram-se ontem na "Ilha" do CAIC.

Velhos que já andam na universidade. Os de coração dividido entre já não ser aluno mas também ainda não estudante universitário. Os do Secundário. Os noviços do 9.º (e não só).

Infelizmente houve uma grande série de mortos em combate no "beng!". O principal culpado foi o Paulo com o seu "BENG! BENG!! BENG!!!" Encontrámos também um "rebenho de poneis" e outros animais ainda mais equesitos...

Depois partilhámos um pouco as nossas vidas. Aquilo que nos falta... O que temos para dar... E procurámos encontrar os digitos divinos nestes textos da nossa vida... Tudo à luz de velas. Primeiro na ilha. Depois na capela.

O começo? Foi bom. Como tudo continua? Depende de TI :) !



Datas (sujeitas à alterações) e ideias (sujeitas às TUAS sugestões):

O próximo encontro é no dia 11.9., torreão, 19:30 h. Não te esqueças de alimento e da tua viola! A tua pontualidade ajuda muito! Vamos ensaiar para a Eucaristia da Abertura.

Próximos encontros:
26.9., 10.10., 24.10. 31.10. (encontro durante o dia que termina antes do jantar e que é para nos conhecermos melhor), 21.11., 5.12. (vigília), 7.12.?? (ensaios para a Imaculada), 11.- 13.12. Fim-de-semana VIDA (Viver Inntensamente dependente de Amor)

Procurem encontrar uma madrinha (ou um afilhado).
Cada ano deve pensar num responsável que terá sobretudo a tarefa de servir de ponte de comunicação.
Queremos fazer também uma acção social.
Quem gostaria (também) ser responsável pelo blog??
Há imensos candidatas para entrar no GRAPA, mas um grupo de partilha confidencial não pode ser demasiado grande. O GRAPA 2009/10 é um projecto em construção, orientado, neste momento pela Joana Pereira, o João Ramiro e o micha (Michael Görne) o que não impede que outros ajudem...

Olha, já agora, não queres deixar um comentário, pelo menos um "Olá" :)

Para os que deixaram o Colégio em 2008 ou antes

Seus velhos cotas!

Então querem mesmo movimentar estes velhos ossos até a minha casinha?? (Sábado, dia 12) Bem, pelo menos teremos enfermeiros, médicos e advogados em excesso.. !


Para orientar a nossa vida, era bom eu saber brevemente:
- se participas;
- se não poderes na hora marcada: a que horas podes chegar?;
- se ponderas ficar até ao peq. almoço inclusivé (saco-cama, ...);

porque é preciso de fazer compras e não quero comida em excesso nem famintos,
porque é bom saber se alguém quer ajudar a preparar o alimento (querem "Weisswurst mit Sauerkraut" ????)
porque assim vamos saber com que(m) contar.


Embora que tudo dependa da disponibilidade e da disposição das Suas Altezas, propunha:

- 17 horas. chegada e acolhimento (Eh pah! Como ficaste velho e feio!!!)
- 18 horas: um jogito (teria uma linda surpresa mas é um jogo parapelo menos 10 persons)
- 19 horas: tarefas várias entre a cozinha(!), os sofas e os baloiços.
- 20:30 horas: jantarada (trazes uma sobremesa ou uma entrada?)
- ??:?? horas (se houver ambiente, disposição e sobreviventes): umas cantigas, acompanhadas pelas VOSSAS(!!) violas, oração e partilha sobre as nossas vidas perto ou longe da Graça deste Deus-Amor)
- ??:?? horas: dormes, vais te embora ou ficas na galhofa
- ??:?? horas: peq. almoço...

Por favor, confirmem em breve e falem entre voçês p. causa de transportes, surpresas, ideias, ... (e informem o pessoal que não consta da listagem dos mails!!)

Espero-vos, poucos ou muitos, com verdadeiro carinho, micha (910 621 551)