11 de dezembro de 2006

Para quem ainda acha que não consegue mudar o mundo sozinho...


Pois é pessoal. É díficil pensármos que conseguimos mudar o mundo com as nossas próprias mãos. Toda gente pensa: "Ai o mundo é tão grande, e eu só sou uma formiguinha pequenina no meio dele.É impossível eu conseguir mudá-lo".
Pois é meus amigos, se calhar Muhammad Yunus também pensava assim. Mas ainda bem que ele mudou de ideias.
Este senhor de quem vos falo, conseguiu mudar o mundo através das mãozinhas que Deus lhe deu.
Pois é, Yunus com base na ideia de que emprestar dinheiro a ricos era mais complicado do que emprestar a pobres, criou o microcrédito. Através deste processo, Yunus emprestava pequenas quantias de dinheiro a pessoas carenciadas, que lhe mostrassem um projecto de uma empresa ou de uma instituição que eles pretendessem formar.
Em 1976, concedeu o primeiro empréstimo que foi de 27 dólares (saiu do seu próprio bolso). O que ele pretendia era ajudar a salvar um grupo de artesãos do Bangladesh da ruína.
Hoje, há no mundo 12 mil instituições que concedem microcrédito a 55 milhões de famílias, metade das quais viviam com menos de um dólar por dia. Em Portugal, a Associação Nacional de Direito ao Crédito canalizou desde 1999 cerca de 350 empréstimos, no valor global de 1,5 milhões de euros, levando à criação de 420 empregos.
A aparente fantasia tornou-se realidade.
Depois de todo este trabalho, Muhammad Yunus e a sua empresa (Grameen Bank) foram laureados com o Prémio Nóbel da Paz 2006.
Na entrega desse prémio, numa cerimónia realizada em Oslo, Yunus defendeu que a erradicação dos conflitos e do terrorismo passa por uma verdadeira luta contra a pobreza.
Pois é meus meninos, agora sempre que pensármos que não conseguimos fazer nada pelo nosso mundo, vamos com certeza, lembrár-nos deste senhor (c S grande, E grande,... td grande, lol), pois ele através da sua empresa conseguiu que muitos desempregado pobres, se tornassem empregados sem dificuldades.
E esta hein...

Sem comentários: