21 de outubro de 2007

112? 112!

Que movimento! Mas quem é que contava com tanta gente?!? Bem, se é assim, então temos de ver algumas coisas... e será o primeiro ponto da agenda do dia 31: avaliar. Já deixo aqui alguma reflexão, embora ainda incompleta:
- Fomos capazes de mobilizar muitas pessoas e de todos os anos.
- Participaram mães e educadores (e o Quim ajudou imenso).
- Animamos bastante com cânticos (os guitarristas no meio da roda acho uma coisa mágica), aventuras (descer com a ajuda da corda, ..) e jogos (divertimos o pessoal e divertimo-nos a nós)
- Houve ideias originais: "Inácio"(parabéns, João!!), encenações, textos, ideias e exercícios.
- Não conseguimos momentos de mais intensa espiritualidade e de partilha.
- Deus ajudou com uma noite maravilhosa.
- Dificuldade de proporcionar actividades que tenham tanto interesse para o 2.º ciclo como para o secundário...
- Houve momentos de espera, alguns aproveitamos bem jogando e cantando, noutros podiamos ter sido melhor e, por vezes, mais paciente.
- Quando o pessoal não se calava, tentamos motivar para o conteúdo, mas não sempre e por vezes houve grapantes que se meteram em conversa em vez de ajudar
- Quantidade não é qualidade. Mas o critério de avaliação da qualidade não pode ser o modelo do passado. 112 representam simplesmente um formato diferente. Fomos vítimas do sucesso da nossa promoção.

Mas querem saber uma coisa? Fizemos uma caminhada mesmo em grande !!!

112. Socorro! Como socorrer???
- Talvez haja alguma desilusão e consequentemente menos inscrições na próxima.
- Poderíamos limitar as inscrições.
- Era possível oferecer a próxima "Inacia!/Inicia!" só a partir do 8.º ano.
- Podia-se fazer duas caminhadas, uma para os mais velhos e outra, talvez organizada pelos futuros GVX, para os mais novos, e com menos duração.
- Poderíamos fazer em cada estação uma breve abordagem comum e, seguidamente, trabalhava-se em subgrupos por idades, os mais velhos com mais partilha, os mais novos com mais jogos.

112 é um desafio!!!
Atingimos uma "massa crítica" Se continuássemos com tantos interessados, a Pastoral ganhava outro potencial e necessitava doutro perfil e estrutur

Fiquei feliz que a Inês Cipriano se ofereceu parea escrever um artigo para o Olarilas !!!

Reunião 31.10.:
- Em casa do Fifi ou da Lília e do João? (
19:30 h Torreão. Pontualidade!!!)
- Avaliação "112" (
Peço responsáveis para levarem avaliação escrita de cada ano!!!!)
- Preparação Vigília (
proponho trabalhar com as pérolas da nossa Fé, promoção e cuidar o numero de participantes)
- Preparação da Eucaristia em honra da Nossa Padroeira/secundário (
ideias originais! como integrar/fazer participar alunos e educadores?? - que cantamos?!?)
- Onde realizamos "VIDA (
Viver intensamente dependente do amor)", quem me ajuda e quem responsabiliza-se pela logística.
- Onde faremos a Acção Social do dia 20.12.? (
Propunha deficientes da Cerci Penela e Jantar em minha casa)
- Ponderar novas propostas:
Noite XL em Coimbra (no entanto, a Noite Inaciana terá lugar nesta cidade), Encontro dos 3 GRAPAS, oferta de 24 horas (menos?) radicais com Deus para o secundário, formação de Mini-GRAPAS (mensal? trimestral?)
- Rito de admissão dos "noviços"
- Se houver tempo, faremos partilha com as pérolas da nossa Fé.

O GRAPA não tem mais vagas !!!
Somos imensos e temos agora consolidar os laços entre nós para ter força e esperança para os outros. Mesmo assim continuo ser abordado se houvesse mais vagas. O Sérgio vai organizar a oferta de vários GVX. Divulgam !!!

Para finalizar: 3 pedidos ! ! !

! - GRAPA quer ensianar conhecer e seguir XP. Procurem-No !
!! - GRAPA quer nos ser força e esperança para os outros,
sobretudo para os pobres, fracos, marginalizados, excluidos, gozados, isolados e abandonados. Não é preciso procura-los longe da nossa casa e do nosso Colégio !!!
!!! - Utilizem nosso blog.
Escrevam, perguntem, desafiem, duvidem e deixem-me ver, sobretudo, as fotografias da "Inacia!/Inicia!"

Está bem, já não escrevo mais, micha

4 comentários:

Mithrain disse...

Epaaa fico mesmo feliz que tenha corrido tao bem :) Tenho mesmo pena de nao ter podido ir :( Vou tentar ir a essa reuniao dia 31... gostava mesmo de estar convosco. A nao ser que nao me queiram claro!!! Pelos visto estamos lotados sniff
Beijinho grande!!
Mariana

Anónimo disse...

Estrondosooooooo !!!
Fabolástico !!!
Mágico !!!
Há um momento que guardarei cmg durante muito tempo: kuando n 1º estação Inacia (eu) me deitei em posição de cristo eeeee as 112 almas cantaram cmg: "Ninguém te ama como eu ...". Sinto que naquele momento Deus colocou as mãos sobre as nossas cabeças.

De resto apreciei bastante o texto do micoooo e prepararei, eu proprio, uma analise do inaciaaaa....
pois é e dia 31 lá estaremnossss!!!
tenho pena mas ainda nao será desta que poderão vir para minha casaaaa...
para a próximaaa.
Obrigado a todos os que colaboraram no inaciaaa !!!!
beijos e abcx e mtos palhaços
PS: Gostei da postura e da forma de agir do noviçooooo "PAULO".!!!
simoes santos

Gonçalo disse...

Olá pessoal..Espero que estejam tds recuperados e prontos para outra..Bem, acho mesmo importante avaliar uma actividade destas, e perceber no que podemos melhorar..Tenho imensa penamas não vou poder estar presente no próximo Grapa, porque tenho Encontro de Campinácios..a não ser que o dia do Grapa mude..é uma optima justificaçao..ai queremos mudar o grapa porque o Gonçalo não vem..Pensem nisso..;)
Tenho a partilhar, que a minha mãe me fez o favor de quase me partir o dedo do pé deixando-me cair uma garrafa de litro e meio de vidro xeia, em cima do dito cujo dedo..Escusado será dizer, que ando aí pareço um aleijadinho e c o dedo que parece uma batata(podre)..enfim, o que não m acontece a mim não acontece a mais ninguém..
Beijinhos pa tds

daniela sofia disse...

Antes de mais tenho a dizer que: Nunca pensei ver tanta gente na Inacia como desta vez !! Meu Deus ! Que confusão !
Bem, mas acho que até correu bem... Embora considere que há muitos aspectos a melhorar da nossa parte. Uma Inacia com tanta gente e ainda por cima tanta gente de idades tao diferentes... Não sei... Mas acho que temos de tratar disso.
Mas bem, dia 31 lá estaremos para tratar de tudo.

BEIJOS !