10 de maio de 2008

Só quem muda, fica fiel a si próprio.

Novos desafios:

Já pensaram? Houve grapantes que decidiram encontrar-se a noite para fazer Partilha. E organizaram pela primeira vez uma Vigília para a Comunidade Educativa do Colégio. E começamos a ter fins de semana. Outros arriscaram e introduziram a Via Sacra.

Quando todos estes saíram, uma nova geração começou por oferecer a Inácia (Caminhada Nocturna)! Anos mais tarde as Acções Sociais começaram por ser uma característica do GRAPA. Tudo isto foi feito para vocês. E vocês sabem muito bem o valor que isto tem.

Desde pouco tempo, animamos nos fins-de-semana (VIDA – Viver Intensamente Dependente do Amor) a Eucaristia Dominical no lugar que visitamos. Desde o ano passado vivemos as 24 horas radicais com Deus.

Vamos agora parar? Caso que se verifique que haja mais pessoas com fome e sede de Jesus Cristo, não lhes podemos negar o alimento, nem na Inácia, nem no próprio GRAPA. O GRAPA não é o meu quentinho santificado em que ninguém possa mexer enquanto eu lá estiver. Sou chamado para DAR!!!

«… mas se o sal ficar insosso, com que haveis de o temperar? …» (Mc 9, 50).

Inacia!

Encontro do GRAPA pelo menos uma hora antes do início. E não será para organizar coisas que não conseguiram organizar antes (Propunha um encontro no dia anterior a tarde. Dizem-me quem alinha!), mas sim para coordenar cada um dos momentos para que estejamos em sintonia.

Estação 0 (Partida)

- Distribuição dos participantes pelos Grapantes (quem gostaria de ficar com os mais novos?) Cada Inaciante deve ficar com uma pessoa responsável por ele. Cada responsável ficará com cerca 4 – 5 meninos e forma, com outros 3 ou 4 responsáveis um subgrupo. Os subgrupos andam sempre juntos, oferecem conversas, brincadeiras, jogos, canções e mimos durante a caminhada e realizam, nas estações, os desafios/jogos/perguntas/… proporcionados pelo ano responsável de cada estação.

- Cânticos (Duda + …)

- Introdução (Micha)

1. Estação, cerca 40 minutos depois da partida – Momento1 (deve demorar cerca 20 minutos):

Tema partida/coragem de mudança/confiança/fé/esperança/medo/risco, inspirado em Gen 12, 1. Breve referência e interpretação da vocação de Abraão. Explicação da tarefa/jogo (com dinâmica, movimento e piada! Som! Sons? Mas que SONS!!! Música! Surpresa!) para ser realizado nos subgrupos. (11.º ano) Se tiverem dificuldades, posso ajudar!

2. Estação, Invibora – momentos 2 – 4 (cada momento deve demorar cerca 20 minutos e tem de haver, também, tempo para servir o leitinho)

Momento 2

Tema desânimo/desistência/resignação/comodismo/escolha do caminho mais fácil/…, inspirado em Ex 13,17 – 14, 16, 1 – 17, 7. (Dificuldades: 16, 3; 17, 3). Breve referência e interpretação da história do Êxodo. Explicação da tarefa/jogo (com dinâmica, movimento e piada! Som! Sons? Mas que SONS!!! Música! Surpresa!) para ser realizado nos subgrupos. (9.º ano) Se tiverem dificuldades, posso ajudar!

Momento 3

Já não me recordo que combinámos ontem para o 12.º ano… ?? Só me recordo do jogo da Duda e que dei uma sugestão a Joana P. (Noémia, Rute e Judite. Fala-se pouca das mulheres bíblicas. Rute teve uma coragem e entrega WOW. Judite dava para uma linda encenação: sex and crime com sentido) (12.º ano)

Momento 4

Tema festa/chegada/…, inspirado na chegada dos israelitas a Canaã (Dt 8). Breve referência e interpretação de Dt 8. Explicação da tarefa/jogo (com dinâmica, movimento e piada! Som! Sons? Mas que SONS!!! Música! Surpresa!) para ser realizado nos subgrupos. (9.º ano) Se tiverem dificuldades, posso ajudar! (11.º ano)

3. Estação – momento 5, cerca meia hora depois da partida de Invibora. (Espírito Santo)

4. Estação – momento 6 (oração final e despedida)

Material (Leitinho quente, petromax, colhetes, …)

GRAPA, 7 de Junho

Avaliação da Inácia! e do ano 2008/2009.

Propostas do grupo?

Como promover entradas, sobretudo do futuro 9.º ano, para o GRAPA? Utilizando o Schwungtuch num dos intervalos?

Discussão (pró, contra, alternativas, decisão) da proposta seguinte:

Um sonho ... minha proposta para o GRAPA 2008/2009:

Na vossa idade, com 15, tive o meu primeiro grupo. Quase todos se tornaram, alguns anos mais tarde, chefes de grupos e movimentamos quase 200 crianças e jovens. Cada grupo foi liderado por um par. Para mim, esta experiência “de tomar conta” foi aquilo que mais me fez crescer. Que me confrontou com minhas capacidades e minhas limitações. Que me tornou mais responsável e organizado. Que me fez criar laços de amizade mais profundas. Tudo isto foi decisivo na minha Fé e descoberta de Deus.

Que propunha, era que nós formássemos dois subgrupos, cada um orientado por pelo menos dois (ou um grupo) dos mais velhos (quem alinha?).

Estas pessoas (porque não sempre todos a partir do 12. º ano?) iam reunir regularmente comigo, isto para preparar o encontro do subgrupo para ficarmos com boas ideias e em sintonia, mas também para não perder o quentinho que vocês têm medo de perder quando se separam nestes dois grupos. Assim sendo, formávamos um terceiro (ou primeiro) grupo dos mais velhos.

A estrutura dum encontro a noite era talvez da seguinte maneira:

- Jantar partilhado

- Introdução ao tema do trabalho ou da reflexão

- Trabalho/partilha em subgrupos

- Oração final no plenário.

Eu, se ainda fizer falta, podia-me associar, alternadamente, aos subgrupos, seja como orientador, seja como participante mais activo.

Como proceder a divisão? Os novos elementos podemos dividir como nos parece melhor. No entanto não me parece bem dividir as pessoas pela idade. Sempre foi tradição do GRAPA que os mais novos aprendessem com os mais velhos e que os mais velhos assumissem o papel de co-liderança. Um grupo de idade homogénea chegava ao seu auge e depois ia morrer sem sangue fresca.

Os mais velhos tinham de separar-se mesmo, mas ficariam com um suporte próprio, sendo o grupo que reúne comigo e de certeza que vos podia proporcionar algumas lavagens de cabeça e partidas especiais.

Quanto ao futuro 10.º ano vejo a necessidade de os dividir também entre os dois subgrupos. Caso contrário, um grupo tinha elementos do 9.º ano e depois praticamente ninguém do 10.º e do 11.º.. Posso imaginar que não vos agrada, porque já cresceram juntos neste ano. Por ouro lado, têm ainda pelo menos 3 anos a vossa frente. Pode ser que haja mais entradas do futuro 10.º ano. Nesta caso, os deste ano podiam ficar juntos num subgrupo desde que o outro também tivesse uma representação do futuro 10º ano.

Vejo a necessidade de não haver trocas entre os membros dos subgrupos, pelo menos na fase em que todos nós temos de criar uma nova confiança entre todos. Depois pode haver trocas pontuais para encontros mais específicos, como por exemplo quando há elementos de ambos os grupos que querem dedicar-se ao mesmo trabalho, por ex. de uma preparação de Eucaristia ou da Via Sacra; ou seria também engraçado pontualmente fazer uma reunião de só de Grapantinas e paralelamente uma de Grapantinos.

Claro que cada grupo devia depois criar um nome especial, não em concorrência, mas em complementaridade, como por ex. pão e água, ora et labora, terra e mar, etc.

Qualquer mudança será sempre um risco! Não duvido que era para perder alguma coisa até agora muito característica e específica do GRAPA. Creio que também implica uma oportunidade nobre de crescer e de sermos Bons Pastores a procura da ovelha perdida. Em fim, estamos dispostos de dar mais? Na pior das hipóteses, se der para o torto, voltaríamos para trás. Mas dou pouca credibilidade a um falhanço, porque não acredito na vossa imaturidade e no vosso comodismo. Querem dar o salto???

GRAPOTECA: … nossa festa final do ano

Em casa da Inês Chorro (bom tempo) ou da Joana Matos (mau tempo).

Quem quer tratar do jantar? (Que jantamos? Quem compra? Quem prepara? Surpresas?)

Quem prepara a festa? Decoração? Música? Luzes? Jogos?

Quem do 9.º e/ou 11.º anos prepara comigo a oração final que tenha como um dos elementos a despedida/o envio espiritual dos alunos finalistas (incluindo quem já saiu em anos transactos)?

GRAPA 2008/2009

Indicam-me, quanto antes, épocas em que se deve ou não se deve programar actividades mais fortes!!!

Nas vossas férias vou pensar no programa e nós vamos arrancar logo no início de Setembro e antes do início do ano lectivo. Informem-se depois aqui!!!

Continuo a sonhar com uma actividade para com os Antigos Grapantes. Talvez no próximo ano.


Fico a espera de comentários e de fotografias das últimas actividades.


Incluo-vos sempre nas minhas orações, micha

Sem comentários: