24 de abril de 2008

Um Adeus difícil

Queridos amigos:

Escrevo-vos apenas para formalizar aquilo que, no fundo, ja aconteceu ha um ano: a minha saida do grapa. Gostava de o ter feito mais cedo mas a verdade é que nao queria escrever uma coisa qualquer e optei por esperar pela inspiraçao (que acabou por nao vir na mesma).

Adorei cada segundo que passei no Grapa: as vezes que me ouviram e aturaram as minhas crises de adolescente complicada, as vezes que vos ouvi e pude aconselhar-vos, as vezes que algumas pessoas vieram ter comigo pedir conselho.

Mas a verdade é que todos crescemos e passamos por fases na vida. A minha fase de grapante passou e agora tenho de assumir o meu novo estatuto: nao o de particpante mas o de animadora. Claro que vou continuar a ser sempre uma participante mas agora, noutro tipo de grupos com outro tipo de problemas e de contextos. Chegou a altura de assumir as minhas responsabilidades e assumir o meu lugar. Tornei-me catequista, animadora de jovens, animadora de campinácios. Sao muitas coisas que nao justificam a minha permanencia num grupo onde estao jovens que eu propria animo noutras actividades (acho que podem compreender-me). E cada vez mais vou conhecendo menos gente!

Bem, queria acima de tudo agradecer-vos por tudo o que fizeram por mim. Tiveram um papel fundamental na formaçao do meu ser: enquanto pessoa consciente, religiosa, solidaria e divertida. Se nao fosse por vos, nao sei onde estaria hoje! Obrigada por tudo.

Podem contar comigo para actividades sempre que precisarem. Mas mandem mensagem senao ja sabem que eu nao sei de nada! E se precisarem de alguma coisa para os vossos encontros, digam. Posso nao ir convosco dois ou 3 dias mas teria todo o gosto em passar uma tarde junto de vos.

E qualquer coisa que precisem de falar, um conselho amigo (mais para as pessoas que me conhecem e ja tem alguma confiança em mim e à vontade), nao hesitem. Peço tambem que leiam esta mensagem numa reuniao visto que nem toda a gente pode ler aqui!

Um beijo muito grande! Isto nao é um adeus mas um 'Até já'! (e nao é um anuncio da tmn, ate porque eu sou da vodafone!). Espero poder ver muitos de voces a florescerem e a tornarem-se grandes animadores!

Beijo grande (outra vez) com muito carinho

da vossa amiga...

Mariana Franco


3 comentários:

Anónimo disse...

Ola minha linda ...!
Tenho em mente muitos dos bons momentos que tive ctg, mas sobretudo tenho consciencia do kuanto me ajusdas-te a tornar-me naquilo sou !!!
um único desgosto assombra-me ... o de nunca ter feito um fim-de-semana ctg !!!
Mas kero ke saibas que jamais te esquecerei ... é engraçado ver que alguns dos meus problemas se tornaram semelhantes aos teus ... so que eu tenho a vantagem de saber a tua opinião ...
ADORO-TEEEEEEEEEEE
beijo enorme
joao

micha disse...

Fez-me bem ler estas linhas da senhora crescida e madura que és e que re-vê a experiência do GRAPA na retrospectiva de quem já está mais distante e que pude averiguar na prática se isto da escolinha cristã que o GRAPA tenciona ser tem algum jeito para a prática da vida "lá fora".
Confesso que fazes parte dos queridos anjos que mais me custou ver-los sair. Lembro-me muito bem quando te conheci num encontro de reflexão do 10.º ano, da tua admissão até hoje única no GRAPA (lembras-te da nossa conversa na capela?), de tantas actividades, partilhas e do Crisma. Recordo - com gratidão! - esta menina de high-tech-energia, mistura explosiva de iniciativas, problemas, desejos, responsabilidade e entrega, com esta voz encantadora (e mais rápida do que a própria luz) e a beleza da tua alma. Sinto-te ainda hoje como filha e fica sempre reservado aquele lugar mais fofinho do cantinho mais bonito do meu coração se um dia caires e te afogares para alguém te puxar para fora do pântano (!!!). A minha vénia até chegar com a careca até ao chão pela nobre mulher que me deu tanto prazer, força e orgulho a ver-la crescer ao encontro de Deus-Amor. Abençoo-te em nome do Deus que sempre te quis e que sempre te querá, micha

Mithrain disse...

Fazem-me vir as lagrimas aos olhos com uma saudade enorme. Obrigada por tudo. Adoro-vos tanto que nao tenho palavras para descrever. Nao hesitem em chamar-me quando precisarem! E falo a serio, nao quero desligar-me de vos por nada deste mundo.

ADORO-VOS!!!!

Mariana